![](https://static.wixstatic.com/media/d6989b_ef764e85b5b0415abe34a2d3a129f4eb~mv2.jpg/v1/fill/w_288,h_167,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/d6989b_ef764e85b5b0415abe34a2d3a129f4eb~mv2.jpg)
V Congresso On-line de PLE
do Grupo Sou Brasil
7 e 8 de junho (sexta e sábado)
![V Congresso On-line de PLE.jpg](https://static.wixstatic.com/media/846fbf_4fd67decf0f14f3e8c76160234dd06da~mv2.jpg/v1/fill/w_436,h_436,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/846fbf_4fd67decf0f14f3e8c76160234dd06da~mv2.jpg)
Palestrantes convidados
O Grupo Sou Brasil sente-se honrado com a participação dos palestrantes que compõem as mesas de debates e agradece pela importante contribuição.
Dia 7 de junho de 2024 (sexta-feira)
![Maria Lucia Carbone Versa Foto.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_573a697d7b384c14bba717afc8c75e15~mv2.jpg/v1/fill/w_69,h_86,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Maria%20Lucia%20Carbone%20Versa%20Foto.jpg)
Maria Lucia Carbone Versa
9h20 CMELP: Central de Mídia para o Ensino da Língua Portuguesa
Brasil
Mesa 1 | Plataformas Digitais
​
Resumo: Apresentaremos os 8 módulos do material digital, voltado ao ensino de português para estrangeiros ou segunda língua, com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Esse material é composto por 40 lições interativas e 8 jogos que trabalham as regiões brasileiras e a história do nosso país.
​
Palavras-chave: Material digital; Interatividade; Cultura brasileira
![Fernando Nonohay.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_d901f98f5c74494899f153af934d5853~mv2.png/v1/fill/w_86,h_86,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Fernando%20Nonohay.png)
Fernando Nonohay
9h40 Short Stories in Brazilian Portuguese: da concepção ao uso
Inglaterra: FWBP - Fun with Brazilian Portuguese
Mesa 1 | Plataformas Digitais
​
Resumo: Falarei como surgiu a ideia do livro, para quem é dirigido e sugestões de estratégias de uso do material.
​
Palavras-chave: E-book; material didático; contos e crônicas.
![Foto 1 Iracema Guimaraes.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_dfed9ad817474f81b965f34da7f4ae31~mv2.jpg/v1/fill/w_65,h_86,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Foto%201%20Iracema%20Guimaraes.jpg)
Iracema Guimarães
10h20 O que são sequências didáticas?
Brasil: Instituto Aracatu
​
Resumo: O objetivo é promover a reflexão dos professores e de todos os que ministram aulas de PLE, em qualquer uma de suas especificidades, sobre a importância do planejamento, das escolhas que fazemos de nosso material didático e da sequência que damos a ele.
​
Palavras-chave: Sequências Didáticas; PLE; Material Didático.
Mesa Especial | Sequências Didáticas
![ANNA KAROLINA-151.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_f489f12f4bf5401fa787f50535695e8e~mv2.jpg/v1/fill/w_57,h_86,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/ANNA%20KAROLINA-151.jpg)
Anna Karolina de Sousa Bernardes
14h Uai Travel Course: curso de português para viagens
Brasil: Uai Português BR
Mesa 2 | Produção de Videoaulas
​
Resumo: O Uai Travel Course é o meu curso de português para viagens, que foi premiado em 3º lugar na Academia de Mulheres Empreendedoras, um programa da Embaixada dos Estados Unidos. É um curso 100% em português e legendado em inglês, onde os alunos aprendem não só o que precisam para viajar, como também a base para aprender português e se sentir motivado a continuar. O curso propõe uma imersão cultural e linguística antes mesmo de chegar ao Brasil. A cada curso vendido, um acesso é doado para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou refugiados.
​
Palavras-chave: Viagem; Cultura; Imersão
![Anita_5.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_803041e96b3c45df8ae633db7f80eb1d~mv2.jpg/v1/fill/w_86,h_57,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Anita_5.jpg)
Anita Silva
14h20 Como me tornei professora virtual
Portugal | @PortuguesewithAnita
Mesa 2 | Produção de Videoaulas
​
Resumo: Vamos voltar ao tempo onde tudo começou. Após 15 anos de experiência no campo do ensino, a carreira da Anita sofreu um impacto devido a uma reviravolta inesperada no seu percurso. « Nessa altura eu trabalhava como Diretora Pedagógica numa escola internacional, e era totalmente apaixonada pelo meu trabalho, explica a Professora. No entanto, considero-me uma pessoa criativa e de mente aberta, e como tal senti a necessidade de ter a minha própria escola para poder ajudar um maior número de alunos.
​
Palavras-chave: Ensino de Português, Videoaulas, PLE.
​
![Jose-Sala-2.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_9ada235da97644528e841e54bad431bf~mv2.png/v1/fill/w_86,h_86,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Jose-Sala-2.png)
José Blanes Sala
9h Manuais de PLAc para Crianças e Adultos
Brasil: UFABC
Mesa 3 | Publicações de Instituição de Ensino Superior
​
Resumo: Como é que a partir dos cursos PLAC de extensão na UFABC foram criados os manuais para crianças e adultos.
​
Palavras-chave: PLAC; Manuais; Crianças; Adultos; EdUFABC.
![Mariana Almeida foto.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_14e50a2e95484b209d3b6fb24833bb60~mv2.jpg/v1/fill/w_55,h_86,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Mariana%20Almeida%20foto.jpg)
Mariana Eunice Alves de Almeida
9h20 Nossa Casa, módulo 3
Brasil: UFABC
Mesa 3 | Publicações de Instituição de Ensino Superior
​
Resumo: Nesta palestra iremos apresentar o curso Nossa Casa, iniciativa de ensino de português como língua de acolhimento para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade, promovido pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Será também um momento para apresentar e comentar sobre o material didático produzido e publicado pelo curso: uma apostila de orientações para o trabalho com crianças (Nossa Casinha), e as apostilas de ensino para adultos (Nossa Casa, módulos 1, 2 e 3).
​
Palavres-chave: Português como Língua de Acolhimento; Nossa Casa; UFABC.
![Leticia MaimannRoland Foto.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_41a49217693b4ad38f2836a750680b1b~mv2.png/v1/fill/w_86,h_86,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Leticia%20MaimannRoland%20Foto.png)
Leticia Maimann-Roland
14h Poikilingo: app educativo para crianças de 3 a 6 anos de idade
Dinamarca: University of Copenhagen
Mesa 4 | App, Materiais Impressos e Questões Editoriais
​
Resumo: A Poikilingo foi fundada em 2020 por Letícia Maimann-Roland e Paula Jota Pedersen, duas mães brasileiras na Dinamarca, e nasceu do desejo dessas mães de transmitirem o português aos seus filhos. Nessa palestra, Letícia vai falar sobre a trajetória de desenvolvimento do aplicativo, e de como o aplicativo e outras tecnologias auxiliaram na jornada bilíngue das suas filhas, que hoje são fluentes em português e inglês, além da língua local, o dinamarquês.
​
Palavras-chave: App; Ensino de Português; Crianças
Dia 8 de junho de 2024 (sábado)
![Olavo Panseri foto.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_b89a90e47fd5498780eb0e0cf7f41c75~mv2.jpeg/v1/fill/w_72,h_86,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Olavo%20Panseri%20foto.jpeg)
Olavo Panseri
17h30 A importância do conhecimento do VOT (Voice Onset Time) no ensino de Pronúncia
Brasil: Lexicomix Desenvolvimento de Conteúdos Linguísticos
​
Resumo: A importância do conhecimento do VOT ("Voice Onset Time") para o ensino e a correção da pronúncia das consoantes oclusivas surdas (p, t, k) e sonoras (b, d, g) em português, notadamente para falantes de inglês, alemão e chinês.
​
Palavras-chave: VOT; Fonética; Pronúncia; Sotaque.
Palestra de encerramento