V Congresso On-line de PLE
do Grupo Sou Brasil
7 e 8 de junho (sexta e sábado)
Palestrantes convidados
O Grupo Sou Brasil sente-se honrado com a participação dos palestrantes que compõem as mesas de debates e agradece pela importante contribuição.
Dia 7 de junho de 2024 (sexta-feira)
Maria Lucia Carbone Versa
9h20 CMELP: Central de Mídia para o Ensino da Língua Portuguesa
Brasil
Mesa 1 | Plataformas Digitais
Resumo: Apresentaremos os 8 módulos do material digital, voltado ao ensino de português para estrangeiros ou segunda língua, com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Esse material é composto por 40 lições interativas e 8 jogos que trabalham as regiões brasileiras e a história do nosso país.
Palavras-chave: Material digital; Interatividade; Cultura brasileira
Fernando Nonohay
9h40 Short Stories in Brazilian Portuguese: da concepção ao uso
Inglaterra: FWBP - Fun with Brazilian Portuguese
Mesa 1 | Plataformas Digitais
Resumo: Falarei como surgiu a ideia do livro, para quem é dirigido e sugestões de estratégias de uso do material.
Palavras-chave: E-book; material didático; contos e crônicas.
Iracema Guimarães
10h20 O que são sequências didáticas?
Brasil: Instituto Aracatu
Resumo: O objetivo é promover a reflexão dos professores e de todos os que ministram aulas de PLE, em qualquer uma de suas especificidades, sobre a importância do planejamento, das escolhas que fazemos de nosso material didático e da sequência que damos a ele.
Palavras-chave: Sequências Didáticas; PLE; Material Didático.
Mesa Especial | Sequências Didáticas
Anna Karolina de Sousa Bernardes
14h Uai Travel Course: curso de português para viagens
Brasil: Uai Português BR
Mesa 2 | Produção de Videoaulas
Resumo: O Uai Travel Course é o meu curso de português para viagens, que foi premiado em 3º lugar na Academia de Mulheres Empreendedoras, um programa da Embaixada dos Estados Unidos. É um curso 100% em português e legendado em inglês, onde os alunos aprendem não só o que precisam para viajar, como também a base para aprender português e se sentir motivado a continuar. O curso propõe uma imersão cultural e linguística antes mesmo de chegar ao Brasil. A cada curso vendido, um acesso é doado para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou refugiados.
Palavras-chave: Viagem; Cultura; Imersão
Anita Silva
14h20 Como me tornei professora virtual
Portugal | @PortuguesewithAnita
Mesa 2 | Produção de Videoaulas
Resumo: Vamos voltar ao tempo onde tudo começou. Após 15 anos de experiência no campo do ensino, a carreira da Anita sofreu um impacto devido a uma reviravolta inesperada no seu percurso. « Nessa altura eu trabalhava como Diretora Pedagógica numa escola internacional, e era totalmente apaixonada pelo meu trabalho, explica a Professora. No entanto, considero-me uma pessoa criativa e de mente aberta, e como tal senti a necessidade de ter a minha própria escola para poder ajudar um maior número de alunos.
Palavras-chave: Ensino de Português, Videoaulas, PLE.
José Blanes Sala
9h Manuais de PLAc para Crianças e Adultos
Brasil: UFABC
Mesa 3 | Publicações de Instituição de Ensino Superior
Resumo: Como é que a partir dos cursos PLAC de extensão na UFABC foram criados os manuais para crianças e adultos.
Palavras-chave: PLAC; Manuais; Crianças; Adultos; EdUFABC.
Mariana Eunice Alves de Almeida
9h20 Nossa Casa, módulo 3
Brasil: UFABC
Mesa 3 | Publicações de Instituição de Ensino Superior
Resumo: Nesta palestra iremos apresentar o curso Nossa Casa, iniciativa de ensino de português como língua de acolhimento para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade, promovido pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Será também um momento para apresentar e comentar sobre o material didático produzido e publicado pelo curso: uma apostila de orientações para o trabalho com crianças (Nossa Casinha), e as apostilas de ensino para adultos (Nossa Casa, módulos 1, 2 e 3).
Palavres-chave: Português como Língua de Acolhimento; Nossa Casa; UFABC.
Leticia Maimann-Roland
14h Poikilingo: app educativo para crianças de 3 a 6 anos de idade
Dinamarca: University of Copenhagen
Mesa 4 | App, Materiais Impressos e Questões Editoriais
Resumo: A Poikilingo foi fundada em 2020 por Letícia Maimann-Roland e Paula Jota Pedersen, duas mães brasileiras na Dinamarca, e nasceu do desejo dessas mães de transmitirem o português aos seus filhos. Nessa palestra, Letícia vai falar sobre a trajetória de desenvolvimento do aplicativo, e de como o aplicativo e outras tecnologias auxiliaram na jornada bilíngue das suas filhas, que hoje são fluentes em português e inglês, além da língua local, o dinamarquês.
Palavras-chave: App; Ensino de Português; Crianças
Dia 8 de junho de 2024 (sábado)
Olavo Panseri
17h30 A importância do conhecimento do VOT (Voice Onset Time) no ensino de Pronúncia
Brasil: Lexicomix Desenvolvimento de Conteúdos Linguísticos
Resumo: A importância do conhecimento do VOT ("Voice Onset Time") para o ensino e a correção da pronúncia das consoantes oclusivas surdas (p, t, k) e sonoras (b, d, g) em português, notadamente para falantes de inglês, alemão e chinês.
Palavras-chave: VOT; Fonética; Pronúncia; Sotaque.
Palestra de encerramento