![](https://static.wixstatic.com/media/d6989b_ef764e85b5b0415abe34a2d3a129f4eb~mv2.jpg/v1/fill/w_288,h_167,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/d6989b_ef764e85b5b0415abe34a2d3a129f4eb~mv2.jpg)
V Congresso On-line de PLE
do Grupo Sou Brasil
7 e 8 de junho (sexta e sábado)
![V Congresso On-line de PLE.jpg](https://static.wixstatic.com/media/846fbf_4fd67decf0f14f3e8c76160234dd06da~mv2.jpg/v1/fill/w_436,h_436,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/846fbf_4fd67decf0f14f3e8c76160234dd06da~mv2.jpg)
Nesta edição de 2024, comemoramos cinco anos do Congresso On-line de PLE do Grupo Sou Brasil e nosso tema central será Produção de materiais e sequências didáticas para PLE. Temos visto cada vez mais o lançamento de livros didáticos, gramáticas e materiais complementares voltados ao ensino de PLE e suas especificidades (PLH, PLA, PSL, PL2, PL2E, PLMN, PFOL, PLAc etc.), e os professores estão sempre à procura da melhor opção para os alunos. Assim, vamos conhecer a história de alguns projetos bem-sucedidos, as motivações dos autores, para qual público se destinam, além de refletir sobre os pontos positivos de cada um.
​
Público alvo: estudantes e pesquisadores da área de Letras, professores de português para estrangeiros, professores-pesquisadores e demais interessados.
​
Inscreva-se aqui para participar como ouvinte!
​
Os ouvintes terão acesso a:
✅ 2 dias de congresso;
✅ Gravação de todo evento;
✅ Certificado de participação;
✅ Ebook gratuito com as sequências didáticas apresentadas.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Teremos quatro blocos, que serão organizados da seguinte forma:
​
-
PLE para línguas próximas (sexta-feira, 10h40-12h);
-
Continuação PLE para línguas próximas (sexta-feira, 15h-17h);
-
PLE para línguas médias, distantes e PLAc (sábado, 10h-12h);
-
PLAc cultura e universo jovem (sábado, 15h30-17h30).
​
​
Autores convidados abrirão cada bloco e falarão sobre como foi o processo de elaboração de seus materiais didáticos. Ao final de cada bloco, os palestrantes inscritos poderão, então, apresentar sequências didáticas pensadas para uma dessas quatro possibilidades.
​
Cada palestrante que apresentar uma sequência didática 100% autoral terá até 15 minutos de fala. Também abriremos espaço no chat para dúvidas e comentários.​
Ouvinte, inscreva-se!
-
Acesso aos dois dias de evento;
-
Gravação;
-
Certificado;
-
Ebook com sequências didáticas.
Taxa: R$ 60,00 (sessenta reais)
Programação
V Congresso On-line de PLE do Grupo Sou Brasil
Apresentações ao vivo
​
07/06/2024 (sexta-feira)
​
8h45 - Credenciais (abertura da sala virtual e testes de equipamentos)
-
Camilla Wootton Villela e Lucila Yamashita Matsumoto (Brasil: Grupo Sou Brasil) | BOAS-VINDAS
9h - Abertura do congresso
-
9h-9h20: Graziela Naclério Forte (Brasil: Grupo Sou Brasil) | REFLEXÃO SOBRE OS MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA PLE (do nível básico ao avançado)
9h20 - Plataformas digitais
-
9h20-9h40: Maria Lucia Carbone Versa, Silvia Burim e Harumi de Ponce (Brasil) | CMELP - CENTRAL DE MÍDIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (do nível básico ao avançado)
-
9h40-10h: Fernando Nonohay (Inglaterra: Fun With Brazilian Portuguese) | SHORT STORIES IN BRAZILIAN PORTUGUESE: da concepção ao uso (do nível básico ao avançado)
-
10h-10h20: Perguntas e debate
10h20 - O que são sequências didáticas? (metodologia e métodos)
-
10h20-10h40: Iracema Guimarães (Brasil: Instituto Aracatu) | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: QUEM ENSINA QUEM NA ERA DO ALUNO PROTAGONISTA? (do nível básico ao avançado)
​
10h40 - Apresentação das sequências didáticas (bloco 1: línguas próximas)
-
10h40-10h55: Marcelo Smola (Argentina: Instituto Superior Lenguas Vivas) | AS DIFICULDADES QUE APRESENTAM OS HETEROSSEMÂNTICOS OU FALSOS COGNATOS NO ENSINO DE PLE PARA HISPANOFALANTES (níveis básico e intermediário)
-
10h55-11h10: Vinicius Guarilha (França: Nantes Université) | MULHERES BRASILEIRAS NOTÁVEIS (níveis básico e intermediário)
-
11h10-11h25: Luciana Canonico Cruz (Brasil: Português na Prática) | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA GRADUADA COMO ATIVIDADE EXTRA PARA ALUNOS DE PLE (níveis superbásico, básico e intermediário)
-
11h25-11h40: Cássia Maldonado (Argentina: Talleres Tagarelar) | O PODEROSO X (nível intermediário)
-
11h40-11h55: Milla Paiva di Ferreira (Espanha) | VIAGEM SENSORIAL (nível avançado)
​
12h - Pausa para almoço
​
​
14h - Produção de videoaulas
-
14h-14h20: Anna Karolina de Sousa Bernardes (Brasil: Uai Português BR) | UAI TRAVEL COURSE: CURSO DE PORTUGUÊS PARA VIAGENS (nível superbásico)
-
14h20-14h40: Anita Silva (Portugal: Portuguese with Anita) | COMO ME TORNEI PROFESSORA VIRTUAL (do nível básico ao avançado)
-
14h40-15h: Perguntas e debate
​
15h - Apresentação das sequências didáticas (bloco 2: continuação línguas próximas)
-
15h-15h15: Uiara do Nascimento Nunes (Brasil: Bem_te_vi PLE) | TÁ NA REDE SOCIAL! (nível básico)
-
15h15-15h30: Roberto de Farias David Junior (Brasil: Português com Roberto) | DA LEITURA DE MEMES À PRODUÇÃO DE POSTS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DA INJUNÇÃO E DO IMPERATIVO (níveis básico e intermediário)
-
15h30-15h45: Angélica S. Angelo (México: Casa do Brasil) | LÍNGUA PRETUGUESA (nível intermediário)
​
15h45 - Intervalo de 15 minutos
​
-
16h-16h15: Mariana Godoy Martins (Brasil) | GOOGLE DOODLES INTERATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE PLA PARA HISPANOFALANTES (níveis intermediário e avançado)
-
16h15-16h30: Rebecka Diniz Cordeiro e Carolina Coelho Aragon (Brasil: UFPB) | A FONÉTICA E A FONOLOGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (nível intermediário)
-
16h30-16h45: Richard Brunel Matias e Valmir Luiz Roos (Argentina: Universidade Nacional de Córdoba) | CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PLE (nível avançado)
-
16h45-17h: Eliane Vitorino de Moura Oliveira (Brasil: Universidade Federal de Alagoas) | A REVOLTA DO SAMBA: HISTÓRIA E CULTURA PARA ENSINAR PORTUGUÊS (nível intermediário)
​
17h - Encerramento do primeiro dia de congresso
​
​
08/06/2024 (sábado)
​
8h45 - Abertura da sala virtual e avisos
​
9h - Publicações de instituto de ensino superior
-
9h-9h20: José Blanes Sala (Brasil: UFABC), MANUAIS DE PLAc PARA CRIANÇAS E PARA ADULTOS (do nível básico ao avançado)
-
9h20-9h40: Mariana Eunice Alves de Almeida (Brasil: UFABC) | NOSSA CASA, módulo 3 (nível avançado)
-
9h40-10h: Perguntas e debate
​
10h - Apresentação das sequências didáticas (bloco 3: línguas médias, distantes e PLAc)
-
10h-10h15: Alexandre Ferreira Martins (Japão: Aichi Prefectural University) | HERANÇAS FAMILIARES EM PLA PARA JAPONESES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM GÊNEROS DO DISCURSO (nível intermediário)
-
10h15-10h30: Bassam Antoun (Líbano: Instituto Guimarães Rosa) | O USO DE MEMES NA SALA DE AULA (do nível básico ao avançado)
-
10h30-10h45: Adriana Oliveira (Estados Unidos: Skema Business School) | JOGOS LINGUÍSTICOS (nível básico)
​
10h45 - Intervalo de 15 minutos
​
-
11h-11h15: Bárbara do Vale Reis de Sousa e Grace Alves (Portugal: Speak Brazil) | LIVRO VAMOS PRATICAR: MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PARA AULAS DE GRAMÁTICA E DE VOCABULÁRIO DO NÍVEL A1 (nível básico)
-
11h15-11h30: Denise Coronha (Brasil: Rio Total Consultoria) | DO's & DON'Ts DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O MUNDO CORPORATIVO (nível básico)
-
11h30-11h45: Sorteio CultPhorte / Faculdade Phorte
-
11h45-12h: Cristiane Vieira Ribeiro de Oliveira (Brasil) | MADUREIRA TEM GULOSEIMAS: ENTRE CAMELÔS E O SUBÚRBIO DO RIO DE JANEIRO (nível intermediário)
​
12h - Pausa para almoço
​
​
14h - App, materiais impressos e questões editoriais
-
14h-14h20: Leticia Maimann-Roland (Dinamarca) | POIKILINGO: APP EDUCATIVO PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE (a partir do nível básico)
-
14h20-14h40: Patrícia Sobral (Estados Unidos: Brown University) | PONTO DE ENCONTRO: AS PONTES PARA APRENDER E LECIONAR PORTUGUÊS (a partir do nível básico)
-
14h40-15h: Claudenir José Gonçalves (Brasil: Grupo GEN) | BRASILEIRINHO PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES (do nível básico ao intermediário)
-
15h-15h30: Perguntas e debate
​
15h30 - Apresentação das sequências didáticas (bloco 4: PLAc, cultura e universo jovem)
-
15h30-15h45: André Luiz Nogueira de Sousa (Colômbia: Colégio Marymount Bogotá) | EXPLORANDO O ALFABETO E A LÍNGUA DE SINAIS LIBRAS (superbásico)
-
15h45-16h: Andreia Simon Mora (Brasil: Estou Refugiado) | CONHECENDO SÃO PAULO (nível básico)
-
16h-16h15: Luhema Ueti (Brasil: USP/Faculdade Impacta) | O CELPE-BRAS NAS AULAS DE PLAc (níveis intermediário e avançado)
-
16h15-16h30: Cleyde Soares Rocha (Brasil: CEFET/MG) | SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O SUS (nível intermediário)
​
16h30 - Intervalo de 15 minutos
​
-
16h45-17h: Jéssica Caroline Pessoa dos Santos e Isabela da Costa Brasil (UFRJ e Foco Br) | ZIRALDO VIVE! FALANDO DA INFÂNCIA COM O MENINO MALUQUINHO (níveis básico e intermediário)
-
17h-17h15: Mitsue Siqueira (Canadá e França) | BANDEIRAS E ESTADOS BRASILEIROS (níveis básico e intermediário)
-
17h15-17h30: Gabriela Rossatto Franco (Brasil: Avenues the World School) | PORTUGUÊS EM QUADRINHOS: UM OLHAR PLURICÊNTRICO (níveis superbásico, básico e intermediário)
17h30 - Palestra de encerramento
-
17h30-17h50: Olavo Panseri (Brasil: Lexicomix Desenvolvimento de Conteúdos Linguísticos) | A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DO VOT (VOICE ONSET TIME) NO ENSINO DE PRONÚNCIA (do nível superbásico ao avançado)
​
18h - Encerramento das apresentações ao vivo
​
​
​
​
Apresentações gravadas
Modelo híbrido
​
-
Juliana Melo Lopes e Vitória Barbosa do Nascimento (Brasil: Universidade Federal da Paraíba) | APRENDENDO ATRAVÉS DA AÇÃO: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE COMANDOS (níveis superbásico e básico)
-
Hugneide Souza de Oliveira, Cíntia Loy Armendaris Rodriguez e Aline Gisselle Pereira Gómez (Uruguai: Instituto Souza) | FOLCLORE BRASILEIRO: UMA VIAGEM ATRAVÉS DAS PARLENDAS (nível básico)
-
Maria Isabel Alves de Morais e Profa. Dra. Carolina Coelho Aragon (Brasil: PLEI-UFPB) | ENSINANDO PARA O ESPELHO: O ESTUDANTE EM FOCO (nível básico)
-
Bruna Chacon Kihara (Brasil) | O USO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS PARA CURSOS DE NÍVEL BÁSICO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (nível básico)
-
Lidyane Santos de Lima; Guilherme da Silva Lima; Thiago Mendes dos Santos (Brasil: Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais) | LEITURA CULTURAL: A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE MITOS E LENDAS NA SALA DE AULA DE PLA (níveis básico e intermediário)
-
Cássia Maldonado (Argentina: Talleres Tagarelar) | AFASTE-SE DO PORTUNHOL (nível intermediário)
-
Eliana Barbosa dos Santos (Brasil: UFRJ) | PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, PARA APRENDIZES DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO, SOBRE O "PAPEL DAS MULHERES NA SOCIEDADE"
-
Diego Fernando de Oliveira (Brasil) | ERA UMA VEZ (níveis intermediário e avançado)
-
Maria Eduarda Sousa Santos (Brasil) | PROMOVENDO O LETRAMENTO VISUAL EM AULAS DE PLE: O ENSINO DA POESIA VISUAL BRASILEIRA (nível intermediário)
-
Fábio de Freitas Santana (Brasil: Centro de Línguas) | ENSINO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS POR MEIO DO GÊNERO CHARGE: MATERIAL DIDÁTICO PARA PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (nível intermediário)
-
Susana Duarte Martins (Lisboa: Nova CLUNL) | O MUNDO DO TRABALHO: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CURSOS DE PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS NO DOMÍNIO DOS NEGÓCIOS
​
Apoiadores
![Logo Brasileirices.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_655f720b970441d9b0f28aef73923375~mv2.jpeg/v1/fill/w_51,h_15,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Logo%20Brasileirices.jpeg)
![PROJETO PIPOCA (3).jpg](https://static.wixstatic.com/media/d6989b_aa6f6a3b5ac2462bad00d6887ba0c100~mv2.jpg/v1/fill/w_100,h_100,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/PROJETO%20PIPOCA%20(3).jpg)
![Editora GNF LOGO.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_588ccfdfa1ec4f93bf02e353d830210a~mv2.png/v1/fill/w_100,h_100,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Editora%20GNF%20LOGO.png)
![IMG-20220422-WA0008.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_eea4e83183d0441eb2ae689732513740~mv2.jpg/v1/fill/w_100,h_100,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/IMG-20220422-WA0008.jpg)
![WhatsApp Image 2023-04-14 at 18.25.09.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_b8ba2c9dd80f468ea27fd3754e4f98f1~mv2.jpeg/v1/fill/w_101,h_76,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/WhatsApp%20Image%202023-04-14%20at%2018_25_09.jpeg)
![Logo Rio Total Consultoria.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_3f45cbfc948b486ca5de1b4ebd044222~mv2.jpeg/v1/fill/w_147,h_76,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Logo%20Rio%20Total%20Consultoria.jpeg)
![Profformacao Catia Martins.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_527c616a662c421f975c076437f94e68~mv2.png/v1/fill/w_49,h_19,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Profformacao%20Catia%20Martins.png)
![orlogo-ordi5.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_1177105aeca54347bb90517746669782~mv2.png/v1/fill/w_45,h_12,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/orlogo-ordi5.png)
![Logo LinnGuagem.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_1ae252c5462245998b8b8a6f71dd2b6e~mv2.jpeg/v1/fill/w_124,h_124,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Logo%20LinnGuagem.jpeg)
![Logo UAI Brasil Prancheta 2 cópia 18_9x-100.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_96ffb43d3d4c4d14b197b360fd87424d~mv2.jpg/v1/fill/w_85,h_109,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Logo%20UAI%20Brasil%20Prancheta%202%20c%C3%B3pia%2018_9x-100.jpg)
![logotipo-ufabc-abaixo.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_67ba640ead9e431ab7eea17358cc1df5~mv2.png/v1/crop/x_90,y_0,w_612,h_612/fill/w_93,h_93,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/logotipo-ufabc-abaixo.png)
![Singularidades LOGO_edited.jpg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_1ac6687f823b4e30b0798598ae490d8d~mv2.jpg/v1/fill/w_153,h_109,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Singularidades%20LOGO_edited.jpg)
![LOGO Fun With Brazilian Portuguese.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/98c503_5adb72b27d8e46dfae6c00611f34e62e~mv2.jpeg/v1/fill/w_75,h_23,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/LOGO%20Fun%20With%20Brazilian%20Portuguese.jpeg)
![Logo.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_05934d8a0a694decab2ec1a0d1238383~mv2.png/v1/fill/w_171,h_96,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/Logo.png)
![AAPP Logo.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_c25caf5995b84ae7b07b19b70fe1231d~mv2.png/v1/fill/w_76,h_25,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/AAPP%20Logo.png)
![new-logo-longo-PT-app-infantil.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_35cab499ffc246fab878a930728221d4~mv2.png/v1/fill/w_176,h_88,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/new-logo-longo-PT-app-infantil.png)
![LOGO TALLERES TAGARELAR Português de Bra](https://static.wixstatic.com/media/98c503_48331514cae34e329572e2c94561c79c~mv2.jpg/v1/fill/w_122,h_100,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/LOGO%20TALLERES%20TAGARELAR%20Portugu%C3%AAs%20de%20Bra.jpg)
![LOGO_GRADUAÇÃO E PÓS FACULDADE PHORTE-01.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_93270768ce154153b05794524ce1f080~mv2.png/v1/fill/w_182,h_97,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/LOGO_GRADUA%C3%87%C3%83O%20E%20P%C3%93S%20FACULDADE%20PHORTE-01.png)
![Cult PH Logo.png](https://static.wixstatic.com/media/98c503_86f71f0006cb450591c49114ee62ff97~mv2.png/v1/fill/w_73,h_25,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Cult%20PH%20Logo.png)
Anais do congresso
Nesta edição, os Anais do Congresso reunirão as sequências didáticas apresentadas pelos palestrantes. Com o objetivo de padronizarmos as SD, pedimos que façam e nos enviem o arquivo na formatação de slides.